Instituto Pensar - Rui Falcão contra Alckmin como vice de Lula

Rui Falcão contra Alckmin como vice de Lula

por: Mariane Del Rei 


Foto: Michel Filho

A corrida para ser vice na chapa do ex-presidente Lula para as eleições presidenciais de 2022 já começou há tempos. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin tem sido citado como o possível escolhido para ocupar esse lugar, mas em participação no GloboNews Debate, o deputado federal e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Rui Falcão afirmou que é contra a aliança entre Alckmin e Lula, mas que suas declarações não refletiam a decisão do PT, e sim, sua opinião pessoal.

Primeiro, eu não falo pelo PT. O vice será uma decisão do partido. Eu estou dando a minha opinião pessoal. Como seria uma aliança de Lula com Alckmin? Qual seria o programa? É o programa das privatizações dos tucanos? É o programa de votar com o governo Bolsonaro como a bancada do PSDB tem votado? Eu acho que estamos precisando de estímulo para a população desanimada, sofrida, e uma aliança desse tipo não bate com as expectativas daqueles que querem transformar o país. A minha opinião é clara e frontalmente contrária. Eu, pessoalmente, sou contra esse tipo de aliança.? Rui Falcão

Durante o debate, Falcão ainda falou que o partido ainda não escolheu vice e que Alckimin é apenas uma especulação da imprensa.

"Lula já disse que precisa de uma pessoa que seja leal ao programa [de governo], leal a ele, para que não reincida naquilo que ocorreu com a presidenta Dilma Rousseff. A questão do vice é especulação da imprensa. Acho que Alckmin tem um projeto próprio. Vamos lembrar que quando a caravana de Lula foi atacada a tiros, ele disse que Lula estava colhendo o que plantara. Acho que essa especulação é boa pra ele [Geraldo Alckmin] porque terminou a eleição presidencial [de 2018] com 4% dos votos e agora ganha protagonismo com as especulações da mídia.? Rui Falcão

"Eu já tenho 22 vices?

"Eu já tenho 22 vices?. Foi com essa frase que o ex-presidente Lula (PT) iniciou sua resposta, em entrevista coletiva concedida na segunda (15) na sede do Parlamento Europeu, na Bélgica, sobre a possibilidade de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, ser candidato a vice em sua chapa para as eleições presidenciais de 2022. 

"Eu não estou discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir aí eu vou sair a campo para encontrar alguém para ser vice?, disse o petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o pleito do ano que vem. De acordo com estudos, o favoritismo é tamanho que ele pode até mesmo ganhar a eleição no primeiro turno.

Leia tambémAlckmin vice de Lula é a nova aposta na bolsa das especulações de 22

Lula não negou, contudo, que Alckmin pode ser escolhido para ocupar o posto. Na mesma entrevista, elogiou o ex-governador paulista: "Eu tenho uma extraordinária relação de respeito com Alckmin, eu fui presidente quando ele foi governador, nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre mim e Alckmin que não possa ser reconciliado?. 

A possibilidade da chapa Lula-Alckmin foi revelada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, em 3 de novembro. Na sexta-feira (12), o ex-governador evitou dar detalhes sobre o andamento das negociações, mas passou longe de descartar a união com o antigo adversário. Os dois se enfrentaram no segundo turno da eleição presidencial de 2006. 

"Já disseram que eu vou ser candidato ao Senado, a governador, a vice-presidente. Vamos ouvir. Fico muito honrado da lembrança do meu nome. [?] A política precisa ser feita com civilidade. É preciso resgatar a boa política. Tem que ser feita com quem tem apreço com a democracia. [?] Mas é claro que [Lula] tem [apreço pela democracia], não só ele. É óbvio?, afirmou Alckmin. 

A colunista Thaís Oyama, do Uol, publicou reportagem, também na sexta-feira (12), afirmando que a candidatura conjunta da dupla deve ser definida até dezembro. Segundo ela, o martelo será batido após o encerramento das prévias do PSDB e a chegada do ex-presidente petista ao Brasil. 

"Vice de confiança? 

No Podcast Três por Quatro, do Brasil de Fato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu minimizou a possibilidade de Alckmin ser o escolhido. Segundo ele, Lula "está mais para ter um vice leal e de confiança?, fazendo referência à opção por alguém mais próximo politicamente. Ele disse que o PT "não precisa desapegar? da ideia de escolher uma mulher para ocupar o cargo. 

"O Lula não quer decidir isso agora. Ele está mais para ter um vice leal e de confiança. Por que não uma mulher? Por que não uma vice que represente as mulheres brasileiras? As mulheres estão lutando por sobrevivência, direitos e enfrentam o dia-a-dia com tantas dificuldades. (?) Por que não uma mulher jovem e negra? Não precisamos nos desapegar dessa questão?, disse. 

Leia tambémCarlos Siqueira diz que "não se pode reduzir eleição a um vice?

A posição de Zé Dirceu, contudo, não é unânime na direção do partido. O presidente do PT paulista, Luiz Marinho, disse ver com bons olhos a união com Alckmin na chapa presidencial. 

"O momento é de conversas, diálogo, construções de pontes. Para o primeiro e o segundo turnos. Assim é a política. Sabemos identificar quem são nossos adversários para a retomada do Brasil da esperança?, disse o petista, que é ex-prefeito de São Bernardo do Campo, ao jornal Diário do Grande ABC



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: